OCM 12c - A Saga

This post is also available in: English

Resolvi escrever esse artigo para contar toda a minha saga desde o planejamento até os resultados da prova de certificação OCM 12c que fiz no mês passado. Assim, quem sabe, eu não consigo inspirar outras pessoas a tentar obter um OCM também! =]

Bom, vamos lá. Um pouco depois que fui aprovado na OCM 11g em novembro de 2015, a Oracle começou a disponibilizar o exame da OCM 12c. Inicialmente tinha determinado que iria começar a apenas pensar na 12c somente pelo menos um ano depois (lá para o final de 2016), mas tive que jogar esse planejamento mais para frente já que ingressei no Time Enkitec e o meu ritmo de trabalho aumentou consideravelmente =D.

Quando foi em março de 2017, realmente me determinei em amadurecer essa ideia e comecei primeiro montando os artigos do meu site pra servir de base e guia de estudo e fazendo o Workshop OCM 12c que foi com o instrutor e proctor da Oracle Branislav Valny, na minha opinião o melhor da Oracle. O cara é muito bom, didático e profissional! E o workshop é altamente recomendável para ser ambientar com o estilo do exame.

Fiz o Workshop de 24 a 28 de abril e coloquei como meta começar os estudos a partir da metade de maio! No início do mês de maio, agendei então a prova para o dia 14 de agosto em Reading (UK) por questões de preços de passagem, preço da prova e fuso horário (+4 em relação ao RJ - Brazil). Comprei as passagens e o exame... no entanto, só consegui terminar de preparar as VMs para realmente cair dentro dos estudos quando foi no início de junho! O prazo começou a ficar curto!

Tive então 2 meses inteiros para estudar e treinar os 26 tópicos dos 4 skillsets da prova de upgrade. Existe uma parte do meu site dedicado exclusivamente em montar um guia com todos os tópicos e o que estudar em cada! Para mais informações clique aqui.

Coloquei como meta repassar todos eles pelo menos umas 4x para conseguir fixar bem. Durante os meses de junho e julho tentei me dedicar entre 3 a 4 horas durante a noite imaginando todas as possibilidades de questões e métodos para realizar as atividades... tive alguns imprevistos ao longo destes 2 meses principalmente de demanda de trabalho (como viajar para um cliente em Lima - Peru durante 1 semana, dar aula de 12c New Features por 1 semana para um time no datacenter da India e preparar minha apresentação para o GUOB, por exemplo) que comeram um pouco do meu tempo já curto mas ao final de julho senti que estava preparado. O tempo que eu gastava para cada skillset variava muito... a parte toda de Data Guard, por exemplo, eu conseguia matar em "apenas" umas 6 horas enquanto a parte de RAC inteira levava pelo menos uma semana.

No dia 10 de agosto a noite (era uma 5ª-feira), parti então do Rio de Janeiro para o Reino Unido com a minha esposa para dar todo aquele apoio que a gente precisa, fazendo escala de 4 horas em Nova York. Chegamos em Londres só na 6ª-feira a noite e peguei um ônibus de lá para Reading-UK, a cidade onde ocorreria o exame. Foi rápido, deu no máximo 1 hora. Descendo próximo a estação de trem de Reading, caminhamos até o hotel que ficava a 15 minutos a pé! O nome do hotel é "Premier Inn Reading Central", recomendo e muito bem localizado por sinal.

Capotei de sono quando cheguei! Tive 2 dias de descanso (Sábado e Domingo) para ajustar o meu fuso (como já disse, +4 horas) e relaxar a cabeça. Não estudei nada durante estes 2 dias e foram realmente para relaxar. Fiquei o primeiro dia inteiro com dor de cabeça, possivelmente por tanto tempo de voo.

Deixei o Sábado para dar uma volta pela cidade que é basicamente universitária, e que por sinal é bem maneira! Fomos ao shopping "The Oracle" e andamos pelas ruas (aliás tudo lá lembra Oracle, como se ela fosse a dona da cidade rs).

Já no Domingo aproveitamos para ir na Stonehenge (mais ou menos 2 horas de trem) conhecer o local e pegar uma energia positiva sublimar dos ETs =].

Também aproveitei para ir até o local da prova no Domingo e conhecer a região e o trajeto para evitar qualquer imprevisto no dia seguinte! Alias, tem um parque com uma área de lazer bem maneiro em frente à Oracle, deixamos pra ficar lá o resto da tarde vendo as famílias fazendo picnic, os animais no lago e o pôr do sol...

 

No dia da prova tive uma noite ruim por conta da ansiedade mas consegui dormir... coloquei 3 despertadores. Tomei o café da manhã do hotel e parti para o centro de educação da Oracle onde seria o local da prova, de táxi deu menos de 1 hora pra chegar com o trânsito e eu estava ainda uns 40 minutos antes do horário. Cheguei 7:50 e a prova começava 8:30. O prédio só abria às 8:00, fiquei esperando na porta, friozinho tenso.

Lá estavam eu e mais 7 pessoas para fazer a prova, todas por sinal de fora do Reino Unido, eu era o mais distante. Tinha gente da Rússia, Suíça, Polônia, Holanda... não me lembro todos...

Tudo que acontece entre o momento que eu entro para fazer a prova e saio do local eu não posso comentar por assinar um NDA na Oracle... Sorry... O que eu posso dizer é a minha opinião pessoal que o exame é realmente difícil e mais do que eu esperava. Inclusive, pelos comentários ficou claro que é considerado "normal" não passar na primeira tentativa... a taxa de aprovação deve estar em 30% (isso considerando os que estão indo fazer pela 2ª/3ª/4ª vez).

O problema é que o investimento para um brasileiro é realmente muito alto e eu dificilmente conseguiria outra oportunidade tanto financeira quanto de férias para poder refaze-lo...

Saindo de lá, voltei com o pessoal que fez a prova comigo em um ônibus da própria Oracle que levava até a estação de Reading. De lá caminhei para o hotel cansado como se tivesse corrido uma meia-maratona... cansaço nas pernas, na cabeça e o pensamento no que eu acertei e errei. Me concentrei em abstrair e esperar o resultado dentro de algumas semanas, fiz o meu melhor!

Encontrei com a minha esposa que estava na maior torcida! Faz muita diferença ter alguém ao seu lado para te apoiar no que for preciso, percebo isso já que na OCM 11g fui sozinho. A noite fomos em um pub tomar uma cerveja para comemorar o desafio (independente do resultado que eu só saberia em 2-3 semanas). O que importa novamente é que fiz o meu melhor... e estava seco já há 1 semana em litígio de qualquer álcool rs

Já que o investimento para fazer a prova foi alto principalmente na passagem, resolvi estende-la para só voltar no Domingo seguinte e passar alguns dias de férias fazendo turismo em Londres! O resto da viagem em Londres não vem ao caso, mas foi bom pra desconcentrar e esquecer um pouco de tudo. Finalmente agora terei minhas noites livres pós-trabalho para poder relaxar e ter algum lazer que não seja OCM!

OCM não é algo simples... é algo que realmente requer tempo, determinação, dedicação e auto desafio, mas que no final vale a pena independente do resultado! A gente evolui e aprende muito durante os estudos e isso no final é principalmente o que vale a pena.

Espero que contando um pouco da minha saga incentive outros muitos a tentarem e se desafiarem para o mesmo! E que venham as próximas!

UPDATE:

Depois de aguardar por 29 dias, estou feliz de anunciar que agora sou oficialmente um OCM 12c!

Gostou? Não deixe de comentar ou deixar um 👍!

4 comentários

Pular para o formulário de comentário

    • Marcelo Rebeiro Pereira em setembro 13, 2017 às 15:20
    • Responder

    Rodrigo, primeiramente, meus parabéns!
    Cara pessoas como você faz nós brasileiros mesmo que uma pequena parte sentir orgulho. Orgulho por ter em nosso país tomado por uma crise que parece não ter fim, um brasileiro que mesmo com todas as dificuldades imposta por nosso país nos mais diversos segmentos, foi perseverante, dedicado, profissional e atingiu seu grande objetivo.
    Espero que esta seja certificação lhe traga muitos frutos profissionais e pessoais.
    Grande abraço!
    Marcelo R. Pereira

    1. Obrigado pelas palavras Marcelo!
      E se um dia quiser encarar esse desafio pode contar comigo pra te auxiliar!
      Um grande abraço,
      Rodrigo

    • António de Jesus em setembro 18, 2017 às 09:10
    • Responder

    Cara muitos parabéns.

    Fico muito feliz por você conseguir atingir objetivos tão elevados e progredir profissionalmente de uma forma tão eficaz. É realmente motivador acompanhar o teu percurso profissional, recheado de conquistas, e que servem de verdadeiro exemplo de que quando uma pessoa se esforça, trabalha muito e corre atrás, ela consegue atingir seus objetivos.
    Muitos parabéns.

    Grande abraço.

  1. Legal demais Rodrigo, parabéns pela conquista! Conseguir esse OCM só com muito esforço e dedicação mesmo. Que venham outros 😀

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.