Resolvendo VirtualBox causando Kernel Panic no macOS

This post is also available in: English

Por um longo tempo tive problema no meu VirtualBox 5.x quando eu executava um processamento pesado no meu BD Oracle pois ele crashava não apenas matando a VM mas todo o meu sistema macOS, forçando o meu MacBook Pro a reiniciar com a seguinte mensagem de erro:

Imagem relacionada

Quando o sistema voltava, assim que eu logava vinha a mensagem abaixo:

Após clicar em "Report...", ficava claro que foi a VirtualBox que causou o crash com a mensagem BSD process name corresponding to current thread: VirtualBoxVM.

Para resolver, primeiro eu tentei fazer o downgrade/upgrade do meu VirtualBox para uma release diferente ou para a última versão mas o problema não resolveu. Percebi então que este problema estava de alguma forma relacionado aos parâmetros da minhas VM. Sendo assim, comecei a combinar os seguintes parâmetros até atingir uma estabilidade:

  • Reduzir o número de CPUs da VM.
  • Alterara a Chipset da VM.
  • Desativar PAE/NX.
  • Desativar Nested Paging.
  • Alterar a Paravirtualization Interface.

A única ação que realemente resolveu o meu problema e parou definitivamente esses Kernel Panics aleatórios foi a última, alterar a Paravirtualization Interface para None.

Finalmente acabaram os crashes. Por sinal, eu não notei nenhuma redução de performance após alterar isso, portanto este passa a ser o meu novo template para VMs no Mac.

Have you enjoyed? Please leave a comment or give a 👍!

2 comentários

  1. Aconteceu isso comigo também. Obrigado pela ajuda.

  2. Cara, acabei de comprar um MacBook Pro i9, 32gb ram e 1gb ssd, gastei uma nota e isso esta acontecendo comigo com frequência. Perdi ate o tesao no macOS. Agora com essa alteração espero que resolva a minha vida e o prazer pelo novo notebook, rsrs.
    Volto a publicar depois de alguns dias se realmente tive problema com o crash da vm.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.