«

»

abr 06

DBCA falhando com “oracle.net.TNSAddress.Description.toString(Unknown Source)”

This post is also available in: English

Durante alguns dias, quando eu estava testando e criando a integração dos meus bancos de dados Oracle com o OUD 11.1.2.2.0  (OUD-EUS integration), recebi o erro abaixo:

DBCA error

No arquivo de trace gerado pelo dbca na pasta “cfgtoollogs/dbca“, encontrei:

Tentei alguns workarounds da Oracle, como:

Porém nenhum deles funcionou ou me deu qualquer pista do que estava acontecendo.

Eu sabia que era um bug desde o início. Primeiro eu pensei que estava relacionado a algum problema ao detectar o OCR home já que aparecia em algumas linhas antes do log:

Mas esse não era o problema. Mais tarde, eu pensei que estava relacionado de alguma forma com o SSLv3 por causa de algumas outras entradas no trace:

Esse também não foi o motivo. Esta mensagem SSLv3 era apenas mais uma exceção não tratada .. as linhas posteriores mostraram que o dbca tentou uma outra abordagem.

Então, finalmente, depois de comparar alguns bancos de dados que funcionaram com outros que estavam recebendo exatamente o mesmo erro, percebi que a falha foi causada somente em BDs com listeners dinâmicos.

Todos os bancos de dados que foram configurados com um listener dinâmico, usando o host e porta padrões, sem o listener ter ser indicado no listener.ora, eu tive os mesmos problemas.

Como workaround, eu inseri no arquivo listener.ora:

Em seguida, depois de reiniciar o listener e chamar o dbca novamente, tudo funcionou.

10 dias .. experiências, tentativas e cansaço. Isso é o que me custou o bug acima.

Gostou? Não deixe de comentar ou dar um like. Abraços e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">